sexta-feira, 1 de julho de 2016

Viktor Korchnoi, uma vida de amor ao xadrez: 1931-2016

Quem é Viktor Korchnoi?

   Embora essa pergunta possa parecer um insulto a aqueles que jogam e praticam o xadrez, quero também aproveitar que essa lenda das 64 casas nos deixa para introduzir aos neófitos do jogo um dos mais nobres representantes do jogo de reis. Korchnoi nasceu na antiga Leningrado, atual São Petersburgo, em 23 de Março de 1931 ainda na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Ele começou a aprender a jogar aos 5 anos de idade e em 1943 ele se juntava ao Palácio Pioneiro de Leningrado onde seria treinado por Abram Model, Andrei Batuyev e Vladimir Zak. Model treinaria o atual campeão mundial Mikhail Botvinnik e Zak treinaria o futuro Boris Spassky. Em 1947, Korchnoi consagrou-se campeão júnior na URSS e logo em seguida em 1951 sagrou-se Mestre Nacional. Formou-se em História na Universidade.
Korchnoi em Hastings em 1955.

Ascensão no Xadrez

   Não demorou muito para que Viktor Korchnoi ganhasse destaque na antiga URSS. Embora o treinamento fosse provavelmente o melhor do mundo, também haviam muitos talentos que já tinham seu destaque no xadrez soviético e aqueles que despontavam só agora. Korchnoi é como um filho do meio da máquina de produzir jogadores de xadrez soviética. Está entre Botvinnik, Smyslov e Tal & Spassky, Karpov e Petrosian, poderosíssimos adversários. Fora isso existiam ainda perspicazes adversários que nem sequer chegaram a uma final como Korchnoi conseguiu.
   Em 1952, ele se classificou pela primeira vez para uma final do Campeonato Soviético de Xadrez. O torneio foi em Minsk e ele dividiu o 2º-4º posto totalizando o escore de 10,5/17. Na final ele ficou em 6º lugar com 11/19, Mikhail Botvinnik e Mark Taimanov ficaram em 1º.  No ano seguinte ele novamente se qualificaria para Vilnius 1953, com 9/14 e na final ficaria em 2º-3º posto, o campeão foi Yuri Averbakh, o torneio foi em Kiev.

Títulos Internacionais  

   Em 1954 ele jogou com Bucareste onde ganhou claro 1º lugar com 13/17 e a FIDE nomeou-o Mestre Internacional de Xadrez. Ele venceu o Campeonato de Leningrado num convincente 17/19 e o Torneio de Hastings de 1955-1956 com 7/9, no ano seguinte ele foi nomeado Grande Mestre Internacional de Xadrez. 

Recordista de Medalhas na URSS

   Viktor Korchnoi é recordista de medalhas em torneios jogados nas mais diferentes categorias de torneios por equipes da URSS, ele possui 21 medalhas no total, o maior número até hoje. Mesmo apesar deste recorde, Korchnoi posteriormente deixará a URSS e a Rússia para asilar-se na Suíça.

Auge no xadrez mundial

   O estilo de Korchnoi foi um contra-ataque agressivo e ele sempre foi bem sucedido em posições defensivas. Seu desempenho foi inconsistente nos anos 1950, mas a partir de 1960 ele se tornou mais sofisticado. Ele venceu em Krakow em 1959, com 8,5/11, dividiu o 1º lugar com o grande Samuel Reshevsky em Buenos Aires em 1960 com 13/19 e em Córdoba no mesmo ano venceu com 6/7. Em 1961, venceu o Geza Maróczy Memorial a frente de David Bronstein com 11,5/15. 
Korchnoi vencendo o júnior soviético em 1947.

Candidato ao título mundial

   Em 1962, Korchnoi se classifica para o seu 1º Interzonal FIDE em Estocolmo na Suécia. Ele 14/22 e ficou em 4º-5º lugar, o campeão foi o inigualável Robert James Fischer. No Torneio de Candidatos em Curacao no mesmo ano Korchnoi ficou em 5º de 8 candidatos, o torneio foi ganho por Tigran Petrosian que disputou o título com Botvinnik. Korchnoi ganhou em 1963 em Havana com 16,5/21, Em 1964 ele não conseguiu se classificar no Zonal e para o Candidatos, no ano seguinte ele voltaria. Em Gyula, na Hungria ele fez uma sensacional performance de 14.5/15 em 1965. Ela ainda ganhou em Bucareste na Romênia 12.5/14 em 1966.

 Finalista dos Candidatos 1969

     No classificatório soviético de 66-67 ficou empatado com o 3º-5º lugares e foi para o Interzonal em Tbsili onde conseguiu um sólido 12/20 na semifinal e na final 14/22 em Sousse, Tunísia levou para o 2º Torneio dos Candidatos empatado no 4º-2º lugar. No torneio dos candidatados Korchnoi venceu Reshevsky e Mikhail Tal, mas perdeu a final para Boris Spassky. Para o ciclo do mundial de 1972 ele se preparou com dois amigos, o experiente David Bronstein e a estrela despontando na época Anatolij Karpov. Ele venceu Efim Geller na semifinal, mas perdeu na final para Tigran Petrosian. No ciclo do mundial de 1972 ele enfrentou em venceu Tigran Petrosian, mas perdeu em partidas acirradas o estrela da nova geração Anatolij Karpov. No torneio, ele venceu o GM Henrique Mecking e a partida qual ele dirá em seu livro Minhas Melhores Partidas que foi uma das mais duras de sua carreira.  

Karpov vs. Korchnoi

Defecção da URSS

   As vésperas do Campeonato Mundial de 1975 e seu ciclo de interzonais e Torneio dos Candidatos a Federação de Xadrez da URSS decidiu preterir jogadores chamados nos bastidores de "velhos" e "derrotados"por Fischer das competições e dando preferência a jovens estrelas, como o nome de Karpov. Esse tipo de decisão fez com que Korchnoi procurasse opções de disputar os Candidatos novamente, e aos poucos foi transferindo sua biblioteca e sua mulher e filho para outro país, primeiro com a ajuda do GM inglês Tony Miles, depois nos Países Baixos, enquanto enfrentava também Jan Timman, foi para a Alemanha Oriental, até que se asilou na Suíça finalmente em 1978.


Karpov vs. Korchnoi em 1981.

Campeonatos Mundias contra Karpov

   O primeiro Campeonato entre Korchnoi e Karpov foi cheio de controvérsias e acusações mútuas e muita desconfiança. Somente com a intervenção do ex-campeão mundial e atual presidente da FIDE na época Dr. Max Euwe foi permitido a Korchnoi competir. Karpov abriu séria vantagem de 4-1 num match em que que ganhasse 6 vencia. Korchnoi lutou e empatou, para depois ficar em 5-5. Karpov venceu a partida subsequente e após 31 jogos e 21 empates Karpov sagrava-se campeão mais uma vez.
   No segundo Campeonato Mundial, o filho e a esposa de Korchnoi ainda na URSS sofriam sem poder sair do país, o governo ameaçou Korchnoi que se não devolvesse seu passaporte seu filho permaneceria ali, ele devolveu, mas o filho foi preso por evadir do exército. Somente dois anos depois os dois saíram da URSS, a mulher de Korchnoi pediu divórcio. Korchnoi, perdeu o match para Karpov por 6-2 com 10 empates.

Outras aparições nos Candidatos

   A vida profissional de Korchnoi se tornará difícil para Korchnoi, pois defeccionado da URSS os adversários eram proibidos a enfrentá-lo. Ganhou por desistência automaticamente, mas mesmo assim após acertos com a jovem estrela Garry Kasparov, se enfrentaram em Londres coma ajuda do Organizador GM Raymmond Keane, Korchnoi venceu por 7-4 mesmo sendo 32 anos mais velho.

Maturidade - Campeão Suíço 2009 e 2011: quando conheci Korchnoi

   Dado os meus vinte e poucos anos conheci Korchnoi só na sua maturidade. Ainda possuia um rating superior aos 2550 pontos com mais de 75 anos de idade. Venceu o Campeonato Nacional Suíço em 2009 e 2011 sendo o jogador mais velho a ganhar um nacional na história. No entanto, Sabia pelos estudos quem fora Korchnoi e o que ídolos como Kasparov diziam dele. Em entrevista após a sua morte há um mês atrás Kasparov disse: "Grande Viktor, Viktor o terrível, de caráter irascível! O maior jogador sem um título mundial!" Merecedor de um capítulo no clássico livro Meus Grandes Predecessores.   
   Conhecer Korchnoi, mesmo que nos seus últimos anos foi um privilégio, foi uma honra, sem dúvida um dos meus jogadores ex-soviéticos favoritos!!! Grande admiração pela sua paixão pelo jogo incetiva um amador a cultivar esse amor igualmente. Muito obrigado Mestre Korchnoi!!!
Amizade longa com Garry Kasparov.
Sua peça mais importante, sua Dama, Petra Korchnoi.
Korchnoi em simultânea em Zürich Chess Challenge de 2011.
Olha a minha cara que me importo com você, ;P
Xadrez também é felicidade!!!
Korchnoi jogando mesmo após seu derrame em 2012 em cadeira de rodas.
Muito obrigado Mestre Korchnoi!!!
Resumo da Vida de Korchnoi pelo Chess24:

 Vídeo de Korchnoi no Amber Chess Tournament 2011:



Links:

Reportagem no UK Telegraph
Tradução de Vanessa Rodrigues no CXOL do UK Telegraph
Reportagem no New York Times
The Week In Chess Obituário
Reportagem no The Guardian
Reportagem BBC UK
Korchnoi por Kasparov
Jogos da Carreira de Korchnoi

Por hoje é só pessoal!!!

MBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário